"CARTING"

Esta fotografia foi tirada durante uma demonstração em Loures, no dia 6 de Outubro de 2007. O público já havia assistido a uma série de exercícios de Obediência e Endurance, quando para surpresa, surge uma "carroça" já muito antiga, puxada pelo Nobel (Wagre de Dasilva), construída por um antigo proprietário de um Cão de Pastor Alemão.
Não é comum, pelo menos em Portugal, ver um cão a puxar uma "carroça". Nem em Espanha, onde o Nobel felicitou todos os presentes na Exposição Monográfica do Bouvier de Flandres, com uma pequena demonstração, onde transportou 2 cachorros da mesma raça.

Vulgarmente chamado de Carting (inglês) ou Atellage (francês), esta actividade já existe em alguns países (França, Bélgica, Estados Unidos, ...), onde inclusivé, se realizam provas oficiais constituídas por percursos delimitados e com diferentes graus de dificuldade. Algumas das dificuldades encontradas podem ser água, curvas apertadas e lombas.

Para a sua prática , são necessários alguns requisitos:
  • Aptidão e gosto pela prática de exercício, por parte do cão e do seu dono;
  • Que o cão não tenha nenhuns problemas de saúde, nomeadamente de natureza osteo-articular (Check-Up feito no Médico Veterinário);
  • Obediência: senta, deita, quieto e junto;
  • O "veículo" esteja perfeitamente adaptado ao animal e que este se sinta perfeitamente confortável quando o puxa. Isto passa pela boa construção do "veículo", que nunca poderá ter mais que o peso do animal que o vai puxar, apesar de ter capacidade!!!
Lembrar que, nenhum cão deve transportar pesos na "carroça"até terminar o seu crescimento. Atenção ao arnez utilizado. Encontrei estas duas imagens num site:
Poderão os cães pequenos praticar carting? Creio que esta foto dá a resposta? Esta fotografia mostra muito bem as dimensões da "carroça" e de que material é feito, ou seja, mui bem adpatado para um Bulldog Francês.

Algumas fotos de Bouvier de Flandres.

Para quem tem um Bouvier de Flandres e se interessa pela sua história, sabe que foi um Cão de Guerra. Durante a 1ª Guerra Mundial, foram utilizados para transportar provisões às linhas dianteiras, entregar mensagens, descobrir e transportar os feridos no campo de batalha e fazer o rastreamente militar. O Bouvier de Flandres, quase se extinguiu, devido aos perigos da Guerra e da luta intensiva na Bélgica e com a necessidade de levá-lo para as quintas.
O filme "A Dog of Flanders" é extraordinário e retrata muito bem a relação entre um Bouvier de Flandres e uma criança que o resgata, depois de mal-tratado enquanto transportava uma "carroça". É um filme do ano de 2003, que se pode comprar via internet.

C
om este artigo, não pretendo nem pouco mais ou menos recrear cenários de guerra!!! Por que não sentir o prazer e usufruir daquilo que ainda está no sangue dos Bouviers de Flandres???

Existem vários tipos de "Carroças". As de duas rodas, são designados por CART, e as de 4 rodas, WAGON. Seguem-se algumas fotografias dos 2 modelos, para mim, as mais bonitas que encontrei quando navegava na internet à procura de material para fazer este artigo.
Starter Kit - Bouvier Bernoi de 9 meses
Cart de treino
Cart de competição
Cart para a neve
Wagons
D
eixo-vos aqui alguns links interessantes sobre este tema e... Animados?? Mãos à obra!!!

Carting with your Rottweiler

American Bouvier des Flandres Club
Ikonoutfitters