DON`T BUY A BOUVIER IF...

"DON`T BUY A BOUVIER" é o nome de artigo escrito por Pam Green. Está publicado em várias páginas Web, com consentimento da autora. Por todos os motivos, e porque amo os meus Bouviers, publico também neste BLOG. Não existe uma tradução fiel para Português, pelo que, opto por fazer a partir do original, com as devidas adaptações e inserção de fotografias ilustrativas.
"DON`T BUY A BOUVIER" foi escrito na esperança de salvar bouviers inocentes, vítimas de negligência e abandono, por aqueles que, em primeiro lugar, nunca os deveriam ter adquirido.
Interessado em adquirir um Bouvier?
Já ouviu de certo dizer que, os Bouviers são maravilhosos. ANTES que seja tarde de mais, dizer também que O BOUVIER DE FLANDRES NÃO É A RAÇA PERFEITA PARA TODOS.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE APENAS ESTÁ ATRAÍDO PELA SUA APARÊNCIA
A aparência do Bouvier de Flandres que já viu numa Exposição Canina é o produto de muitas horas de banho e grooming. Esta beleza, cuidadosamente construída é passageira; poucos minutos de liberdade, correndo pelo campo ou passeando à chuva, restaura a sua aparência natural.
O olhar natural do Bouvier é de aquele cão de quinta, desgrenhado, normalmente com alguma sujidade e ervas inúteis que aderem ao seu pêlo desarranjado. A sua estética é aqueles de uma cama desfeita.
Lembre-se de que o apelido holandês da raça, "Vuilbaard" significa "barba suja". A beleza verdadeira do Bouvier está no seu caráter, não na sua aparência. Há muitas outras raças cuja beleza natural da aparência excede em muito a dos Bouviers. Algumas das raças de pêlo comprido e quase todas de pêlo curto, são menos dependentes do Grooming que o Bouvier de Flandres.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO ESTÁ DISPOSTO A PARTILHAR A SUA CASA E A SUA VIDA COM O SEU CÃO.
Os Bouviers foram produzidos para compartilhar no trabalho da quinta, passando a maior parte do tempo acordado, trabalhando com a família. Eles prosperam em campanheirismo e querem estar onde o dono estiver. Eles são mais felizes vivendo na casa do dono e querem ir para onde o dono vai. Normalmente toleram ser deixados em casa sozinhos. Não devem ser relegados a um quintal ou a um canil.
Um cachorro exilado de casa, provavelmente crescerá insociável (medroso e/ou com agressividade gratuita), teimoso e infeliz. Irá ter como passatempos, escavar o quintal e ladrar, que de certo incomodará os vizinhos e a si. Um adulto exilado será miserável também.
Se não preferir fortemente ter a companhia do seu cão tanto como possível, gostando de tê-lo a dormir no seu quarto à noite e compartilhar muitas das suas atividades de dia, você deve escolher uma raça menos orientada à companhia humana. De mesmo modo se o seu emprego ou outras obrigações o impedem de passar muito tempo com o seu cão. Nenhum cão é realmente feliz sem companhia, mas os cães de caça são mais tolerantes a serem deixados num canil ou no quintal, desde que esteja em grupos de 2 ou mais. Uma melhor escolha seria um gato, como eles são solitários pela natureza...
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO PRETENDER EDUCÁ-LO.
A obediência básica e o treino de regras de casa NÃO são opcionais para o Bouvier. No mínimo, deve ensiná-lo os comandos de AQUI, DEITA, QUIETO e JUNTO (com e sem trela). Também deve ensinar-lhe a respeitar as regras de casa. O que o dono permite ou proíbe, não é importante; mas o cão é mais perspicaz que o dono, pelo que as regras são reforçadas . A integração num Centro de Adestramente Canino, permite que o dono adquira conhecimentos sobre Obediência e outro tipo de actividades. Depois de assimilados os comandos, estes devem ser parte integrante da vida diária do cão.

Os Bouvier jovens são relativamente fáceis de treinar: são ansiosos para agradar, inteligentes, com muita atenção para aprender. Uma vez que um Bouvier aprende algo, ele tende a conservá-lo. O seu pequeno, doce e atraente cachorro Bouvier, crescerá para ser um cão grande, poderoso, com personalidade altamente assertiva e com a determinação de terminar tudo o que começou. Uma vez crescido e respeitando-o a si e as suas regras, então toda a sua força física e mental trabalhará para si. Se cresce sem regras e sem a sua orientação, suramente será o cão a estabelecer as suas próprias regras; neste caso todos os poderes físicos e mentaia do cão actuarão em opisição às suas necessidades e desejos. Por exemplo: ele pode rebocá-lo pela rua abaixo, como se de uma corrida se tratasse; roubar a comida da mesa; proíbi-lo de entrar nalguma parte da sua casa.
O treino não deve ser delegado a qualquer pessoa (por exemplo, delegar essa função a um treinador, em regime de internato). A relação de respeito e cumplicidade entre dono e cão deve ser mantida. Ter a orientação de um treinador, que o ensine a si, para que seja o dono a treinar o seu cão e não um estranho. Com um treino adequado, os Bouviers chegam onde os outros chegam.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE CARECE DE PERSONALIDADE PARA A LIDERANÇA.
Os cães não acreditam na igualdade social. Vivem numa hierarquia social conduzida por um líder de matilha (Alfa). O cão de Alfa é geralmente benevolente, afetuoso, e não ameaça na direção dos seus subordinados; na sua mente não há nenhuma dúvida: o Alfa é o seu chefe e ele faz as regras.

Seja qual for a raça, se o dono não assumir a liderança, o cão tomá-la-à, mais cedo ou mais tarde e com consequências mais ou menos desagradáveis para o proprietário que dela abdicou. Como o cão não instruído, o cão de líder de matilha faz as suas próprias regras e força-os contra outros membros da casa por meio de uma postura física dominante e com um olhar intimidatório, seguidos por uma rosnar, e de seguida, uma mordida. As raças diferenciam-se em tendências para a dominância social; e os indivíduos dentro de uma raça diferenciam-se consideravelmente. Os Bouviers tendem a ter uma personalidade socialmente dominante.

Não pode permitir que um Bouvier seja o seu líder. Para uma liderança eficaz, é necessário ter calma e autoconfiança. Se pensa que poderá ter dificuldade em manter a clama e a confirança para o exercício da liderança, então é melhor optar por escolher uma raça socialmente subordinada ou pedir ao criador que escolha o cachorros mais submisso. Se a ideia de ser o chefe o assusta ou repele, é melhor que adquira nenhum cão. A liderança e o treino são cruzam-se: a personalidade de liderança permite-lhe treinar o seu cão, e ser treinado por você reforça a percepção do seu como sendo o seu líder.

NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO APRECIAR A SUA COMPANHIA E AFECTO

Um Bouvier fica profundamente "preso" e dedicado à sua própria família, mas não usa "o seu coração na sua manga". Alguns são visivelmente reservados, outros são mais de saída, mas alguns adultos são normalmente exuberantes na manifestação dos seus afectos. Eles gostam de estar perto de si, normalmente na mesma sala, de preferência em cima de uma cómoda almofada, ou numa esquina ou debaixo de uma mesa, somente "tendo-o como companhia". Eles gostam de conversa, carícias e abraços quando o dono oferece, mas eles são moderados e não dominantes na sua chegada para exigir muita atenção. São emotivamente sensíveis às pessoas que conhece: quando você está alegre, orgulhoso, zangado, ou abatido, o seu Bouvier perceberá imediatamente e acreditará que ele será a causa. A relação pode ser de grande maturidade, profundidade e subtileza; é uma relação de adulto para adulto. Como cachorros, naturalmente, dependerão mais, mais brincalhões e mais demonstrativos. Em suma, os Bouviers tendem a ser palhaços sóbrios e pensativos, e não tontos.

NÃO ADQUIRA UM BOUVIER DE FOR DIFÍCIL CONTENTAR-SE COM A LIMPEZA DA CASA
O casaco desgrenhado do Bouvier e o seu amor pela brincadeira com água e lama, combinam-se para fazê-lo um excelente e eficiente transportador de sujidade na sua casa. Um Bouvier, que após alguns minutos ao ar livre num dia chuvoso, pode converter uma casa imaculada numa casa menos limpa. A sua barba, cada vez que bebem, absorve toda a água e o chão torna-se uma poça de água. É naturalmente possível cortar a barba e manter as patas limpas para reduzir a desordem.
Não é preciso ser uma pessoas preguiçosa ou relaxada, para viver feliz com um Bouvier, mas tem de ter a atitude, que a companhia do seu Bouvier significa mais que uma casa com algum "cheiro" e um menos imaculada.
Enquanto todos os cães, como todas as crianças, criam um grau maior ou menor do desordem na casa, neste aspecto, quase todas as outras raças (com excepção do Antigo Cão de Pastor Inglês) são menos incómodas do que o Bouvier.. O Basenji é possivelmente o mais limpo, devido aos seus hábitos felinos; mas os gatos são mais limpos ainda, e o peixe-vermelho quase nunca estraga a casa.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER DE FOR DIFÍCIL SUPORTAR ODORES DESAGRADÁVEIS Os Bouviers são uma das raças mais flatulentas. Enquanto o volume e o aroma das emissões dependem em parte da dieta, aproximadamente meia hora depois da sua refeição, o seu nariz vai sentir!
O pêlo do Bouvier, quando húmido, tende a cheirar bastante a "pântano". Um Bouvier, quando molhado, confinado a uma pequena sala ou carro ou pequena, durante aproximadamente uma hora pode criar um aroma que até o menos sensível. Algumas pessoas consideram que a barba do Bouvier tem"odor de corpo", mesmo quando seco e recentemente tratado. A barba do Bouvier tende a conservar partículas da comida, que logo ficam aderentes à barba se não for lavada frequentemente.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO GOSTA DE UM GROOMING REGULAR.
O pêlo desgrenhado doBouvier, exige cuidados regulares, não só para parecer bonito, mas também para conservar a saúde da pele e descobrir/retirar nóz e parasitas perigosos. O Grooming pode ser diário ou 2 em 2 dias (10 a 15 minutos), ou 2 vezes por semana (30 minutos).
Seja qual for o tempo, a vegetação adere com facilidade ao pêlo do Bouvier. Durante a Primavera/ Verão, deve inspeccionar com regularidade as patas e o pêlo, para retirar possíveis ervas que se espetam na pele e entre as almofadas das patas e parasitas.
O Grooming não necessita de muita habilidade, mas realmente necessita de tempo e regularidade.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO GOSTAR DE EXERCÍCIO FÍSICO DIÁRIO
Os Bouviers precisam de exercício para manter a saúde do coração e dos pulmões e manter a tonicidade muscular. Um Bouvier adulto deve ter um passeio de manhã de 2 Kms, com um andamento vivo, descontraído ou de bicicleta junto a ele, e um passeio semelhante à tarde. Para cachorros, mais curto e passeios mais lentos, várias vezes por dia. Todos os cães precisam diariamente de exercício de comprimento maior ou menor e vigor. Se a prática de exercício está além de si, ficaca e mentalmente, então é melhor escolher uma de muitas raças pequenas e enérgicas (raças toy e terriers), que se exercitam dentro do seu quintal.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE ACREDITAR QUE OS CÃES DEVEM CORRER SOLTOS
Nenhum cão pode ser seguramente deixado para correr em liberdade, fora da sua propriedade cercada e sem a sua supervisão direta e controle. O preço de tal "liberdade" é inevitavelmente o dano ou a morte: brigas de cães, automóveis, ou vizinhos justificavelmente irados.
Embora os Bouviers sejam caseiros e menos inclinados a vaguear do que a maior parte de raças, um Bouvier sem defesa é destinado ao desastre. Como outras raças desenvolvidas para o pastoreio de gado, a maior parte de Bouviers herdaram um montante substancial "do instinto de pastoreio". A lei estatal quase sempre dá ao proprietário do gado o direito legal de matar qualquer perseguidor ou atormentador do gado. Na cidade, provavelmente, o Bouvier exercerá o seu instinto de pastoreio herdado em atletas de jogging, ciclistas e automóveis.
Um Bouvier completamente preparado por obediência pode gostar da liberdade limitada e supervisada de passeios em liberdade e em ambientes apropriadamente escolhidos.
Se não quiser a responsabilidade de confinar e supervisar o seu animal, então nenhuma raça do cão é conveniente para si.

NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO PUDER COMPRAR ALIMENTAÇÃO E PROPORCIONAR-LHE CUIDADOS DE SAÚDE Os Bouviers não são uma raça barata para comprar. Devido a um programa cuidadoso de procriação, respeitando o temperamento, a habilidade e a saúde física (especial atenção à displasia coxo-femural), não pode pode ser barato. O tempo que o criador deve pôr "em pré-escola" cada cachorro e sociabilizá-lo, também é caro.

Um cachorro, que não foi fruto de aturada selecção (ditos, "criadores de quintal"), comprovam pode sair extremamanete caro, quanto ao mau temperamento, à deficitária saúde e à falta da essencial sociabilização. Ao contrário, ocasionalmente um cão adulto ou um cachorro mais velho, estão disponíveis por um preço mais modesto.
Como raça grande, os Bouviers comem refeições relativamente grandes. Tendem a ter contas maiores no Veterinário, como o montante da anestesia e da maior parte de medicações é proporcional ao peso de corpo.
Os Bouviers são sujeitos a duas condições que podem ser caras para tratar: Displasia da anca (para sua segutrança, deve adquirir cachorros provenientes de progenitores e avós isentos) e torção do estômago (pode ter uma predisposição genética, mas não há nenhum teste que permite procriação selectiva; a sua melhor prevenção passa por não alimentar o seu cão imediatamente antes ou depois do exercício físico).
Um profissional de Grooming, se o procurar, é caro. Um Kit de instrumentos de Grooming, é comprado um só vez, e durará muitos anos.
Finalmente, a frequência de um Centro de Adestramento Canino, implica também um pagamento, é um investimento essencial na vida harmoniosa com o seu cão.
Todos os cães, de qualquer raça e apesar do baixo preço de aquisição, necessitam de manutenção significantes e todos são sujeitos à emergência veterinária altamente cara.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE QUISER "O ÚLTIMO, O MELHOR E MAIS FEROZ CÃO DE ATAQUE"
Embora a capacidade do Bouvier como um cão de proteção pessoal e como cão de polícia tenha sido justificavelmente publicitada, e ocasionalmente dramaticamente exagerada, o Bouvier não é mais capaz a esse respeito do que são meia dúzia de outras raças de proteção. Nem todos os Bouviers são igualmente capazes: alguns são altamente assim e alguns moderadamente assim, mas muitos têm a capacidade natural insuficiente para tal trabalho. Devido à sua disposição relaxada, Bouvier é, se algo, um pouco mais lento para responder de forma agressiva a uma ameaça do que a maior parte das outras raças de proteção. Contudo, e pela mesma razão, o Bouvier é possivelmente um tanto mais receptivo para ser controlado pelo treinador e um tanto mais disposto a abster-se da mordida ou para de morder à ordem.
Seja qual for a raça, antes de mais, deve existir um profundo respeito pela liderança do seu dono e ser solidamente treinado na obediência. Igualmente essencial, o cão deve ter um temperamento solidamente estável e ele deve ter sido sociabilizado, para saber que a maior parte de pessoas são amistosas e inofensivas, para que possa aprender depois a distinguir as pessoas com más e boas intenções. Mesmo assim, o treino de protecção pessoal exige várias centenas de horas de trabalho dedicado pelo treinador, a maior parte dele na supervisão direta de um treinador profundamente habilitado. Em contraste, com um cão treinado para protecção, treinado para morder à ordem direta ou na reação para dirigir assalto físico no seu mestre, "o cão impediente" dissuade a maioria dos assaltantes, pela sua presença, aparência e conduta. Vendo tal cão, o potencial malfeitor simplesmente deciderá procurar uma vítima mais segura noutro lugar. Para este trabalho, tudo o que é necessário é um cão grande, bem preparado e destemido. O Bouvier pode servir a este papel admiravelmente, a somar com a sua aparência "brutal", a cor geralmente escura que acrescenta a impressão de formidável e espantoso. Se o cão tiver sido ensinado para ladrar algumas vezes à ordem, pode ser útil para aumentar o efeito impediente. Outras raças, igualmente convenientes para a proteção ou para a intimidação incluem o Doberman, Rottweiler, Pastor Alemão, Pastor de Brie e Cão de Pastor Belga. Os primeiros 3, são reconhecidos pelo grande público como "cães de polícia" e provavelmente muito mais temidos pela maior parte dos potenciais criminosos do que é o Bouvier. O Malamute, embora não conveniente para a proteção, é bastante eficaz para a intimidação devido à sua aparência altamente parecida a um lobo.
NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE QUISER UM CÃO TOTALMENTE INOFENSIVO E NÃO PROTECTOR

Photobucket

A maior parte dos Bouviers têm uma personalidade assertiva e confiante. Quando confrontados com uma ameaça, um Bouvier preparado, estará um tanto mais pronto para lutar do que para fugir. Assim, ele pode responder agressivamente em situações onde muitas outras raças desistem. A maior parte de Bouviers tem alguma tendência para actuar de forma agressiva para repelir intrusos no seu território (isto é, a sua casa) e contrariar assaltos sobre os seus companheiros de matilha (você e a sua família). Sem treino e sem a sua liderança para o guiar, o cão não pode julgar correctamente quem repelir e quem tolerar. Sem treino e sem liderança, mais tarde ou mais cedo, pode prejudicar uma pessoa inocente. Com um bom treino e uma liderança eficaz, ele pode ser profundamente valioso como um defensor da sua casa e família. Se não sentir nenhuma necessidade de um cão assertivo ou se tiver as mais leves dúvidas acerca da sua capacidade e vontade para lhe poporcional a sociabilização essencial, o treino e a liderança, então por favor, escolha uma das muitas raças observadas para o temperamento completamente não agressivo, como um Sheltie ou Golden Retriever.

NÃO ADQUIRA UM BOUVIER SE NÃO ESTIVER DISPOSTO A COMETER-SE PARA A VIDA INTEIRA DO CÃO

Nenhum cão merece ser expulsado porque os seus proprietários se mudar para um apartamento sem animal ou porque ele não é mais um cão atraente ou não cresceu para ser um vencedor de concurso de beleza ou porque os seus proprietários, pela falta de liderança e treino, permitiram que ele ficasse um jovem delinquente teimoso, com um repertório de comportamentos indesejáveis. As perspectivas da responsabilidade e afecção de uma "segunda casa" de um cão "usado" nunca são muito brilhantes.

Esteja seguro de tomar providências da sua vontade ou com a sua família para assegurar o cuidado continuado ou a casa adoptiva do seu Bouvier. A esperança de vida de um Bouvier é de 10 a 15 anos. Se parecer um tempo demasiado longo para si, para dar uma lealdade inequívoca ao seu Bouvier, então por favor não o adquira! De facto, como a maior parte de cães têm uma esperança de vida que é tão ou mais longa, por favor não adquira nenhum cão!

Photobucket

CONCLUSÃO Se todas as "más notícias precedentes" sobre Bouviers não o tiverem afastado pata longe da raça, então, ADQUIRAM UM BOUVIER! Eles são tão maravilhosos!!! Na compra de um cachorro, esteja seguro que oi faz num criador responsável e conhecedor, que tem como grande prioridade o sólido temperamento, o o treino e a boa saúde em todos os cruzamentos que faz.

Tal criador irá interrogar e educar cuidadosamente os potenciais compradores. Deverá também estar disponível para aconselhar e ser consultado para o resto da vida do cachorro, e insistirá em receber o cão, se alguma vez lhe for incapaz cuidá-lo. Contudo como uma alternativa à compra de um cachorro Bouvier, pode querer dar um pouco de consideração séria à adopção de um Bouvier resgatado. Quase todos os que resgataram Bouviers, provaram que estão prontamente reabilitados para ficarem companheiros de família soberbos de adoptantes responsáveis e afectuosos.